Os marketplaces são a principal e mais importante porta de entrada para quem quer vender online.
Segundo pesquisa divulgada pela Ebit/Nielsen, apenas no primeiro semestre do ano passado, os marketplaces foram responsáveis por 78% das vendas do e-commerce brasileiro.
E a tendência é que o setor continue em crescimento acelerado, a exemplo do que acontece com os grandes, como Mercado Livre, Shopee e B2W.
Se você quer começar a vender na internet de maneira rápida, fácil e com pouquíssimo custo, saiba que os marketplaces devem ser o seu primeiro passo.
Mas é aí que entra o desafio: normalmente, nesses canais, a concorrência é enorme e, por isso, ter uma boa reputação e visibilidade é fator-chave para aumentar as vendas e manter os seus produtos dentro da loja virtual.
Por isso, o Magis5, Hub de Integração e Automação para vender em marketplaces, listou quatro dicas para quem deseja aumentar a reputação e ranqueamento.
Título, descrição e foto
Para chamar a atenção do possível comprador, é necessário realizar uma pesquisa de palavras-chave e trabalhar para desenvolver o melhor título.
Já na descrição coloque todos os detalhes do produto, como cor, medida, benefícios, diferenciais etc.
A foto também é muito importante, afinal, é por meio da imagem que chamamos a atenção do consumidor para os markeplaces.
Então invista em uma boa câmera, iluminação e tire fotos de todos os ângulos, para que o cliente tenha a maior quantidade possível de detalhes do produto que deseja comprar.
Preço e frete
Depois da primeira etapa, quando o cliente já se interessou e clicou no anúncio do produto, é necessário oferecer um bom preço, valor de frete e tempo de entrega nos marketplaces.
Sendo assim, monitore sempre a concorrência para saber como estão precificando os produtos e ofereça um valor competitivo, que consiga atrair novos clientes e fechar negócios.
Além disso, tenha boas condições de valor do frete e tempo de entrega.
Afinal, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o frete é responsável por 65,9% dos custos logísticos de uma loja virtual.
Atendimento
Quando um consumidor resolve comprar online nos marketplaces, ele está abrindo mão de, por exemplo, experimentar o produto antes.
Ou seja, ter um atendente o ajudando a escolher e tirar dúvidas, entre outros fatores.
Por isso, é necessário dar todo o suporte e atenção online.
Dessa forma, responda todas as perguntas, ofereça a possibilidade de troca ou de cancelamento da compra, brindes, promoções, frete grátis, entre outros benefícios.
Todos esses fatores fazem com que o cliente se sinta mais confiante para realizar a compra.
Fique atento: o bom atendimento inclui também o pós-venda.
Por isso, mantenha contato após a entrega do produto, perguntando se tudo chegou em perfeitas condições e oferecendo um desconto especial para a próxima compra.
Avaliações
Conquistar elogios e boas avaliações é essencial para se manter e crescer dentro dos marketplaces, e por isso reforço a importância do atendimento pós-venda.
O contato que é feito após a entrega do produto.
Por isso, já peça ao consumidor para avaliar e contar a experiência tanto com o atendimento quanto com o uso do produto.
Assim, você estará ajudando os futuros clientes e aumentando a sua reputação.
Fonte: Jornal Contábil