O que é e para que serve a Ciência da Inovação?

O que é e para que serve a Ciência da Inovação?

Muito se fala em Inovação, mas pouco sobre Ciência da Inovação. Uma Ciência tem como missão organizar um Ambiente de Diálogo sobre um determinado fenômeno para que possamos compreendê-lo melhor e aperfeiçoar a relação do Sapiens com ele.

Quanto mais classificamos, organizamos, separamos os diferentes aspectos do fenômeno, mais podemos observá-lo com mais eficiência. A palavra Inovação passou a ser muito utilizada depois da chegada da Internet.

A Inovação, entretanto, é uma atividade estrutural de todos os seres vivos, incluindo o Sapiens.

Vejamos a diferença da Inovação do Sapiens e dos outros seres vivos:

  • Inovação Instintiva – praticada pelos demais seres vivos;
  • Inovação Reflexiva – praticada pelo Sapiens.

Quando Charles Darwin (1809-82) se referia à Evolução das espécies, procurava explicitar o processo de Inovação permanente que todos os seres vivos são obrigados a praticar.

Todos os seres vivos vivem dentro de Ambientes de Sobrevivência que não são estáticos, mas mutantes.

Precisamos estar o tempo todo nos adaptando, pois os Ambientes de Sobrevivência vão se alterando.

O Sapiens, entretanto, não vive no planeta, mas em um Tecnoplaneta.

Quando chegam novas tecnologias, temos alterações no nosso Ambiente de Sobrevivência e somos obrigados a nos adaptar a elas.

Por isso, precisamos aprender que tipo de impacto cada tecnologia tem no Ambiente de Sobrevivência para que possamos compreender que tipo de Inovação precisa ser feita.

As mídias, por exemplo, são as Tecnologias Centrais da espécie e quando se alteram promovem modificações no Ambiente de Sobrevivência de toda a Civilização.

InovaçãoPor isso, há necessidade de promover uma separação nas diferentes camadas inovadoras, tais como:

  • Inovação Civilizacional – alterações nos Ambiente de Sobrevivência de toda a espécie, que impactam organizações e pessoas;
  • Inovação Organizacional – inovações que organizações fazem para se manterem competitivas nos Ambientes de Sobrevivência;
  • Inovação Pessoal – inovações que pessoas fazem para se manterem competitivas nos Ambientes de Sobrevivência.

Há momentos em que o Ambiente de Sobrevivência Civilizacional está mais incremental e mais disruptivo.

Quando temos novas mídias, como agora, temos um processo de disrupção no Ambiente de Sobrevivência Civilizacional.

Disrupções no Ambiente de Sobrevivência Civilizacional impactam fortemente a demanda de Inovação, tanto de organizações quanto de pessoas.

Não é possível promover Inovações mais adequadas, se não temos um diagnóstico adequado das mudanças que estão ocorrendo no Ambiente de Sobrevivência Civilizacional.

Vivemos hoje, com a chegada da Internet, um momento raro, mas recorrente, da Macro História do Sapiens: a migração de um tipo para outro de Civilização!

Estamos criando Modelos de Sobrevivência mais sofisticados para que possamos resolver problemas mais complexos.

O Sapiens conseguiu saltar de um para oito bilhões de Sapiens em 220 anos e isso exige que façamos uma macro ajuste na forma como resolvemos problemas.

* Nós, da agência de Marketing Digital 360 Zeal, oferecemos serviços para empresas que querem mostrar seus produtos na Internet, unindo o online e o offline. Entre em contato com nossa equipe!

Fonte: Administradores.

 

Deixe um comentário