Não é o texto do seu e-mail que vai garantir a abertura dele

Não é o texto do seu e-mail que vai garantir a abertura dele

Qual é o e-mail marketing que você abre hoje? Se todo mundo está fazendo copy e usando títulos criativos, o que realmente faz uma marca tomar sua atenção?

Um estudo da GetResponse aponta que abrimos cerca de 20% dos e-mails que chegam em nossa caixa de entrada. Os motivos para essa abertura variam: e-mails que contêm promoções das lojas que costumamos comprar, que trazem um produto que estávamos “namorando” há um tempo, ou mensagens de marcas que temos como referência de branding. O ponto em comum entre todos eles? Os emails abertos são de marcas com quem já temos uma relação.

A conexão desenvolvida entre uma marca e os consumidores é uma construção que leva tempo, investimento e estratégia. Essa construção garante uma base de branding que impulsiona a efetividade de estratégias mais momentâneas como o copywriting.

e-mailCopywriting, ou escrita criativa, é uma técnica de redação para anúncios, landing pages, email marketing e outros conteúdos voltados para venda e conversão. O principal desafio é criar textos criativos que sejam capazes de atrair leads e clientes para informações que a marca deseja passar.

Sempre que surgem assuntos do mundo da comunicação, lemos pesquisas e relatórios, ligamos os pontos para entender o mercado e o que está por trás das fórmulas rápidas e simples de realizar. Nós, que trabalhamos com marketing, sempre percebemos pontos mais complexos que poucos falam. Nas pesquisas que fizemos sobre copywriting, encontramos fatores que ajudam a aumentar a taxa de abertura de e-mails e esses foram os que mais se repetiam:

  • Ter um bom relacionamento com os usuários;
  • Ter estratégias conforme o tamanho da base de leads e segmentações;
  • Ter objetivo claro na estratégia de cada e-mail;
  • Avaliar os melhores dias e horários para o envio de e-mails;

Todos são pontos técnicos muito importantes para construir uma estratégia de e-mail marketing com alto potencial de sucesso. Mas se você voltar para os pontos acima, vai perceber que o primeiro deles é: criar um bom relacionamento com os usuários. E esse é o pilar que mais exige atenção e dedicação. As marcas que conquistam a atenção são aquelas que investem em relacionamento.

Nosso ponto nessa conversa é: produzir um conteúdo com sacadas e chamadas interessantes é importante. Mas para esse conteúdo ser eficaz, o relacionamento que a sua marca constrói com seu público é o mais importante. A construção desse relacionamento passa por inúmeras estratégias de comunicação com investimento em branding e, claro, em ter uma marca com valores e discurso alinhados. Só assim é possível se relacionar com o público desejado.

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Fonte: Administradores.

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