Marketing Digital para Óticas

Marketing Digital para Óticas

marketing digital para óticasNão há mais nenhum questionamento sobre a importância do Marketing Digital para as óticas. A empresa precisa ter presença digital ou perderá espaço no mercado, ficando para trás. Entretanto, ainda há aquela dúvida de como trabalhar no meio digital. 

 

Mas afinal o que é o Marketing Digital?

 

Marketing Digital são ações de comunicação que as empresas  podem utilizar por meio da internet (ou outros meios digitais como celular) para atender, divulgar e comercializar seus produtos e serviços e aumentar suas vendas online. Tudo isso de forma palpável e mensurável. Ao medir e saber o retorno de cada ação, você poderá escalar seus investimentos e focar ações com o menor risco possível. Por isso, também é comum chamar de inteligência digital.

 

Uma das premissas máximas do Marketing Digital é a garantia de altos resultados com baixo investimento.

 

Uma vantagem da aplicação do Marketing Digital para óticas é poder traçar suas metas (de prazos, atendimentos etc) e objetivos (agilizar atendimento, divulgar informações, conectar-se com os clientes na internet etc), assim sua ótica passa a ter um caminho, uma direção de como e quando chegar lá!

 

Estratégias de Marketing Digital para Óticas 

 

A internet está cada vez mais presente e marcante na vida das pessoas. Hoje podemos comprar praticamente tudo online – inclusive óculos de grau! – e passamos a considerar opiniões de outras pessoas para a escolha de qual produto e qual loja iremos comprar. 

 

Mesmo que a sua venda não seja efetivada na web, o meio pelo qual as pessoas encontram o seu negócio, ou ótica, acontece muitas vezes através de um smartphone. Por isso, é extremamente importante estar atento e se preparar para ter um bom posicionamento online.

 

E como eu começo?marketing digital para óticas

 

Em 2019, um estudo feito em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) apontou que a cada 10 pessoas, 7 usam o celular para compras e que nos últimos 12 meses, 86% dos consumidores compraram algo online. Este não é um número para menosprezar.

 

Pensando agora na prática, se você não estiver em um meio digital com fácil acesso e responsivo (que se adapta a diferentes telas) você já sai perdendo cliente. Mas como contornar esta situação?

 

Sua Ótica deve ter um bom Site

 

Antigamente o que importava era o cartão de visitas, hoje a porta de entrada para o conhecimento do seu negócio é seu site.

 

Se formos comparar, o site é como se fosse sua própria ótica. Ele deve ter a sua cara (identidade) e ser receptivo. Você deve facilitar a vinda da visita e simplificar os caminhos para ela.

 

Um bom site deve exibir seus produtos, diferenciais, se adaptar a diferentes dispositivos (lembra da pesquisa acima indicando que 70% usam celular para acessar a internet? Já parou para pensar quantos modelos e telas diferentes temos nos celulares? Seu site deve estar pronto para receber acesso de todos os modelos possíveis) e deve ser rápido para carregar. Um bom site é aquele que conseguimos navegar sem dificuldades.

 

Por fim, é importante que o site tenha uma maneira de entrar em contato com a ótica e deve ser uma maneira fácil de visualizar.

 

marketing digital para óticasEstude seus Concorrentes

 

Não há mercado que não tenha ao menos um concorrente, e normalmente as óticas possuem vários. Faça um estudo destes concorrentes, veja como estão se posicionando nas redes sociais. Visite sites, Instagram, Twitter, Linkedin, entre outros e entenda como trabalham e aproveite os pontos positivos para se inspirar e melhorar seu negócio.

 

Redes Sociais

 

Dificilmente encontraremos alguém que não possua um perfil em redes sociais nos dias de hoje. Elas são uma forma boa de se divulgar e investir em relacionamento com o cliente. Mas possuem suas peculiaridades.

 

Para o Marketing Digital de uma ótica, é recomendado estar nas mais conhecidas, como o Facebook e Instagram. Mas se você quiser expandir para outras, procure as que seu público acessa. Se são mais jovens, possivelmente estarão no TikTok, se estão mais focados em moda, talvez investir no Pinterest seja uma boa ideia. O importante é conhecer seu público para não desperdiçar energia em uma rede com pouco envolvimento.

 

Mas como faço para ter uma presença forte nas redes?

 

Você sabe que tem um perfil relevante quando seus usuários começarem a se engajar com você, isso é, compartilhar e comentar em suas publicações.

 

Se o perfil da sua ótica nas redes sociais não gera resultados, é bem provável que você não esteja publicando conteúdos de interesse ou atrativos para seus usuários. Tente modificar a forma como conversa com eles e o conteúdo que tem publicado. 

 

Talvez postar apenas fotos daquela coleção que acabou de chegar não seja o que as pessoas querem ver, tente misturar o produto com assuntos relevantes para as pessoas. Normalmente, o usuário em redes sociais procura interatividade e aproximação.

 

Conclusão

 

A estratégia de Marketing Digital já deixou de ser uma escolha para se tornar necessidade de um negócio. Hoje em dia, temos muitos concorrentes e não se pode esperar ter sucesso sem trabalhar bastante para alcançá-lo.

 

Fonte: Óptica Net

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