Inovabilidade: o que é e como micro e pequenos negócios aplicam o novo valor?

Inovabilidade: o que é e como micro e pequenos negócios aplicam o novo valor?

Inovabilidade, do inglês, innovability, é um termo relativamente novo e ainda pouco conhecido por muitos empreendedores. O conceito carrega o valor de associar inovação e sustentabilidade na geração de produtos e serviços de uma empresa. Na prática, a inovabilidade é mais um avanço do ecossistema de inovação, no sentido de promover estratégias de desenvolvimento competitivo, rentável e com responsabilidade socioambiental.

InovabilidadeO crescimento dos debates políticos entre países de todo o mundo sobre ações de impacto nas mudanças climáticas, a ascensão das práticas ESG (ambiente, social e governança) e o estabelecimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas são apenas alguns exemplos de que a inovabilidade é um dos novos pilares para os negócios, independente do porte.

O analista de inovação do Sebrae, Philippe Figueiredo, explica que a inovabilidade é um valor que pode ser aplicado em qualquer negócio, mas costuma fazer parte dos princípios das empresas de grande e pequeno porte por necessidades diferentes.

“No caso das grandes empresas, elas costumam estabelecer a inovabilidade para aperfeiçoar processos, mitigar impactos ou melhorar fluxos de operação, por exemplo. São movimentos que acontecem com a empresa em funcionamento. Nos micro ou pequenos negócios, a inovabilidade costuma ser um valor que já nasce com a empresa, que surge em muitos casos para promover impacto social e resolver dores que já foram do próprio dono”, explica.

* Nós, da agência de Marketing Digital 360 Zeal, oferecemos serviços para empresas que querem mostrar seus produtos na Internet. Entre em contato com nossa equipe!

Fonte: Administradores

Deixe um comentário