5 verdades para conhecer antes de empreender

5 verdades para conhecer antes de empreender

Seja por necessidade, seja por oportunidade, o ato de empreender vem crescendo ano a ano no país, e o salto em meio à pandemia da covid-19 tem sido notório. Segundo uma pesquisa do Sebrae, em 2021 o Brasil registrou mais de 3,9 milhões de negócios classificados como Micro e Pequenas Empresas (MPEs) ou Microempreendedores Individuais (MEIs) – alta de 19,8% sobre os 3,3 milhões de 2020.

Para quem está iniciando ou prestes a iniciar a jornada como dono de sua própria empresa, porém, é importante ter em mente algumas coordenadas básicas para sobreviver aos desafios e prosperar no mercado.

No curso Scale Up – A Jornada do Empreendedor, do Administradores Premium, José Dornelas, um dos maiores especialistas da área no Brasil, lista 10 verdades fundamentais a qualquer trajetória empresarial. Confira 5 delas abaixo:

1) A sorte ajuda quem faz
“Muita gente acha que empreender com sucesso significa ter sorte. A sorte, de fato, é uma verdade, e os empreendedores contam com ela, mas não ficam esperando-a como se fosse algo que cai do céu”, afirma Dornelas.

Histórias de sucesso em empreendedorismo podem parecer mera questão de sorte para quem vê de fora, mas seus bastidores revelam o esforço, a dedicação e a perspicácia de um empreendedor. “A sorte é o encontro da oportunidade com a capacidade de realização”, salienta o especialista.

2) Tenha disposição para o fracasso
“Empreendedorismo é um esporte de muito desafio. Tem a ver com lidar com perdas, significa que você vai fracassar em algum momento”, define Dornelas. “O empreendedor não se conforma com zona de conforto. Por isso, ele arrisca, e quando arrisca, muitas vezes vai errar”, explica o professor do Administradores Premium, ressaltando que o erro deve sempre servir como aprendizado e motivação para o próximo passo.

“Você está disposto a ser empreendedor? Saiba que vai fracassar, e podem ser muitas vezes. Entenda que para chegar ao sucesso, com certeza você vai passar pelo fracasso”, complementa.

empreender3) Busque equilíbrio
Crescer lentamente, sob o risco de perder oportunidades, ou correr por resultados com o risco de tropeçar nas próprias pernas? Encontrar o equilíbrio certo é o desafio de empreender.

Não existe receita única para chegar a esse equilíbrio, mas Dornelas diz que “o mais importante no início de um negócio é evitar a burocracia e focar em colocar seu produto no mercado, ter seus primeiros clientes e gerar fluxo de caixa. Aos pouquinhos, então, você vai estruturando as normas e procedimentos”.

“Se você quer ter todas as regras do jogo muito bem definidas no início do negócio, dificilmente vai dar um passo certo. Você vai começar a se envolver em questões periféricas, que não vão te deixar focar nos resultados”, continua o especialista, lembrando que a exceção são as franquias, já que geralmente as novas unidades começam a partir de um manual completo entregue pelo franqueador.

4) Valorize a experiência
Segundo Dornelas, a experiência é determinante para um time vencedor. “Traga pessoas que tenham experiência em áreas que você considera essenciais ao negócio”, orienta o especialista, destacando que isso inclui tanto profissionais mais velhos como mais jovens.

“Monte um time equilibrado, com pessoas mais experientes, inclusive com mais tempo de vida e trabalho que você, e pessoas mais jovens, antenadas com as novas tecnologias e inovações. Essa colisão é positiva, pode trazer benefício considerável aos resultados do seu negócio”, afirma.

5) Nenhum homem é uma ilha
Apesar de haver o líder empreendedor, não se faz negócio sozinho, como aponta Dornelas: “Todo mundo precisa de mais pessoas para fazer o projeto acontecer. Você precisa de sócios”.

O professor do Administradores Premium explica que o modelo de sociedades empresariais pode ser questionado porque muitas vezes elas não são bem definidas, “um membro não complementa o outro e isso gera conflitos na empresa”.

“Sociedade boa é aquela em que um complementa o outro. Quando há esse complemento e os valores, crenças e visão de futuro são os mesmos, a sociedade pode e vai dar certo”, diz Dornelas.

* Nós, da agência de Marketing Digital 360 Zeal, oferecemos serviços para empresas que querem mostrar seus produtos na Internet, unindo o online e o offline. Entre em contato com nossa equipe!

 

Fonte: Administradores.

Deixe um comentário