Como ganhar seguidores no Instagram da sua marca, 06 dicas

Como ganhar seguidores no Instagram da sua marca, 06 dicas

como ganhar seguidores no instagramO Instagram se tornou uma das redes sociais mais populares do mundo, ultrapassando a marca de 1 bilhão de usuários. Portanto, utilizar essa ferramenta corretamente pode ajudar a alavancar o seu negócio. Entenda como é possível ganhar seguidores no instagram de sua marca em 2021.

E uma das formas de divulgar o seu negócio nessa plataforma é ter uma audiência grande e engajada, mas como ganhar seguidores no Instagram?

Embora o número de empreendedores que usam a rede social não pare de crescer, ainda é difícil aumentar seu público, principalmente se você estiver começando agora.

Antes de mais nada, não existe nenhuma fórmula mágica. Ou seja, todas as dicas exigem dedicação e trabalho para darem resultado.

Por que preciso ganhar seguidores no Instagram?

seguidores no instaUm dos principais motivos de querer ganhar seguidores no Instagram é aumentar o alcance de divulgação de sua marca. Quanto mais pessoas têm acesso a suas redes sociais, maior é a audiência que acompanha seu negócio. 

Consequentemente, maiores são as chances de fazer mais vendas, já que esse público já tem interesse em seu conteúdo.

Porém, com as mudanças de algoritmo das redes sociais, fica cada vez mais difícil enviar seu conteúdo para todas as pessoas que te seguem. Então, caso você queira atingir uma audiência nova, ganhar seguidores no instagram, essa tarefa se torna ainda mais difícil, a não ser que você invista em conteúdos patrocinados.

Isso acontece porque essas ferramentas tentam segmentar cada vez mais os conteúdos enviados para cada usuário, de modo a priorizar aquilo que parece ser mais adequado para cada pessoa de acordo com os gostos delas.

Com essas atualizações de algoritmo, conseguir mais engajamento nas redes sociais tem sido um trabalho árduo. Entretanto, algumas outras atualizações são positivas e podem ser úteis para que você use-as a seu favor para conquistar novos seguidores.

Reels, o “TikTok” do Instagram

como ganhar seguidores no instaO Instagram está sempre ligado nas maiores tendências da internet. E uma prova disso foi o lançamento do Reels, uma resposta ao fenômeno TikTok. O recurso permite, da mesma forma, criar vídeos curtos com 15 segundos de duração e aproveitar um imenso catálogo de efeitos de edição e músicas de fundo. 

Com o Cenas, como o recurso é chamado em português, é possível:

  • alterar a velocidade do vídeo;
  • acionar um temporizador ou contagem regressiva;
  • inserir trilha sonora;
  • usar filtros e efeitos visuais;
  • cortar e adicionar novas cenas.

Compras de produtos diretamente no app

Não é de hoje que diversos empreendedores usam o Instagram para vender E, agora, o aplicativo permite que o consumidor faça compras no Instagram Shopping diretamente pelo app.

Marcas podem inserir pequenas tags nas fotos de seus produtos para que os consumidores realizem a compra sem sair da publicação. As publicações com suporte ao recurso são sinalizadas com um ícone de sacola de compras na parte inferior esquerda. Basta um toque na tag para conferir as principais informações do produto.

Além disso, agora também é possível inserir tags de compra na legenda dos posts. Ao clicar na tag, o usuário é direcionado para a página de compras do produto.

Início dos testes de monetização dos conteúdos do IGTV

Um recurso bastante aguardado pelos criadores de conteúdo começou a ser testado em 2020: a monetização dos vídeos do IGTV.

Até o momento, são duas formas de rentabilizar os vídeos: anúncios e emblemas.

No caso dos anúncios, quando um usuário vê um vídeo no feed e decide assistir ao conteúdo completo no IGTV, verá uma publicidade de 15 segundos, que pode ser ignorada. É similar aos anúncios do YouTube.

Os emblemas, por sua vez, permitirão aos usuários comprarem uma espécie de crachá virtual que será exibido na frente de seus nomes. Além disso, seus comentários aparecerão com destaque.

Templates no modo de Criar Stories

Esse recurso trouxe uma série de templates e modelos divertidos para editar e usar na hora de postar Stories na rede social.

Entre as opções que o Instagram passou a oferecer estão listas em formato pizza, músicas favoritas, desafio de desenho, recomendações, citação do dia e muitas outras.

Isso garante mais variedade na hora de criar conteúdos para engajar a audiência, principalmente para negócios que ainda não contam com um profissional dedicado a produzir criativos para o Instagram, como um designer.

Acesso às mensagens diretas e lives pelo computador

Um dos recursos mais pedidos pelos usuários era o acesso às mensagens diretas, ou DM, pelo computador. Até então, embora fosse possível comentar e curtir fotos pelo site do Instagram, não era possível enviar e responder as mensagens diretas.

Isso mudou com uma recente atualização da rede social. Agora, além de poder enviar e responder mensagens diretas, os usuários também podem assistir à transmissão ao vivo diretamente pelo navegador.

Porém, não foi dessa vez que o Instagram liberou a publicação de imagens pelo computador, função que continua exclusiva do aplicativo para celulares e tablets.

06 dicas de como ganhar seguidores no Instagram

Existem diversas maneiras de conseguir mais seguidores no Instagram e, assim, aumentar o alcance da sua marca.

Mas lembre-se que, muito mais do que apenas números, você deve se preocupar com a qualidade dos seguidores Não adianta ter 1 milhão de followers na rede social se nenhum deles se engaja com o seu perfil.

Abaixo, separamos algumas das melhores práticas que vão ajudar você a ganhar seguidores que realmente se interessam e se engajam com a sua marca.

  1. Entenda bem sobre a rede

A primeira estratégia para ter sucesso nas redes sociais é realmente fazer o raio-x de cada rede que você for explorar.

Procure conhecer todas as funcionalidades que ela oferece, quem é o público que a utiliza, como são as interações dentro da plataforma e toda informação que você conseguir obter, como o padrão de performance das publicações e sobre o algoritmo.

Acompanhe também as novidades e qualquer atualização que houver para não ficar de fora. Para entender um pouco melhor sobre o Instagram, você pode recorrer ao Info Center dessa rede social e acompanhar as publicações.

  1. Faça gerenciamento e monitoramento

É muito importante que, se você for usar o Instagram para alavancar seu negócio e fazer mais vendas ou como uma plataforma de trabalho, você tenha uma conta adequada para analisar seus resultados e gerenciar da melhor forma.

Para poder gerenciar seu Instagram, mude seu perfil para profissional. Basta entrar em seu perfil, clicar nos três risquinhos no canto superior direito > Configurações > Conta > Mudar para conta profissional.

  1. Aprenda a analisar seus resultados

Não basta ter uma conta profissional e somente visualizar os dados, é preciso analisá-los, ou seja, usar as informações para criar ações de melhorias em seu perfil.

Você pode medir seu desempenho no Instagram por meio de:

  • Impressões: visualizações nas publicações.
  • Alcance: número de contas únicas que viram qualquer publicação sua.
  • Visitas ao perfil: quantas vezes seu perfil foi visualizado.
  • Cliques no site: quantidade de cliques no link de seu site.
  • Cliques para e-mail: quantidade de cliques no link de seu e-mail.
  • Métricas de seguidores: gênero e idade, localização, horários e dias de pico.

Com esses dados você poderá entender o comportamento de seus seguidores e criar ações para conquistar outros novos mais certeiras e personalizadas.

  1. Analise a concorrência

Uma boa estratégia para saber como começar e evoluir em seu objetivo é analisar a concorrência. Você pode usar o processo de benchmarking para explorar os seus concorrentes no Instagram, comparando resultados, coletando informações e depois aplicando à sua conta os aprendizados.

Isso deixará sua estratégia mais madura e você ainda poderá descobrir novas formas de conquistar um público que têm afinidade com seu conteúdo, mas ainda não seguem seu perfil.

  1. Pense em sua persona

Persona é basicamente a definição do seu cliente ideal. Criar uma persona é ter um documento que descreva as características dessa pessoa que seria seu cliente ideal, suas ocupações, atividades e gostos.

Pense em:

  • Quem você quer alcançar com suas publicações?
  • Qual o tipo de conteúdo que mais atrai seus clientes em potencial?
  • O que tem sido abordado no seu nicho e o que ainda precisa ser mais explorado?

Isso te ajuda a fazer estratégias mais personalizadas, porque você pode consultar o documento sobre sua persona e se perguntar antes de cada ação: “Essa pessoa se interessaria por isso?” “Meu conteúdo vai ser relevante para ela?” “O que devo fazer para atrair essa pessoa?”.

Quando você consegue entender quem é sua persona, fica mais fácil programar publicações que realmente chamem a atenção dos usuários.E quanto mais você pensar no público que quer atingir, é mais provável que você consiga ganhar seguidores no Instagram por causa do tipo de publicação que faz.

É importante saber que você não precisa ter somente uma persona, faça quantas desejar, de forma que representem realmente o tipo de público que segue ou tem potencial de seguir seu perfil.

  1. Para ganhar seguidores no instagram, agregar valor

De nada adianta ter várias publicações se elas não agregam um valor real para seus seguidores. Você precisa publicar imagens e vídeos que sejam interessantes para seu público!

Entender sua persona significa compreender o que ela quer e quais conteúdos podem fazer com que ela queira conhecer melhor seu negócio.

Portanto, não adianta ter um Instagram que faça apenas propagandas do seu produto/serviço. Você precisa mostrar para as pessoas que entende o que elas precisam e que quer ajudá-las a encontrar o caminho para resolverem seus problemas.

Assim, quando você posta algo que é de interesse geral do seu público-alvo, é possível conquistar novos seguidores, porque seu foco não está apenas em vender, mas sim em gerar conteúdo de valor para seu público.

Conclusão

Por fim, não perca tempo e coloque essas dicas em prática para você ganhar seguidores no Instagram e aumentar o alcance e engajamento da sua marca!

Fonte: Hotmart

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